Termorregulação - experiência
09-04-2011 15:20A propósito desta matéria, fizemos uma actividade experimental que consistia na observação dos mecanismos que asseguram a homeostasia do meio interno, através da exposição da pele a variações de temperatura (neste caso, eram as nossas mãos).
É uma experiência simples, mas na qual é necessário ter alguns cuidados. Dispunhamos de 3 tinas de água, sendo que uma se encontrava com água a ferver, uma com água gelada (com gelo, inclusivé) e outra com água à temperatura ambiente.
Tinhamos de colocar uma mão em cada tina de agua com as maiores amplitudes térmicas (a mais quente e a mais fria) e passado um determinado tempo, colocávamos ambas na água à temperatura ambiente.
Podemos concluir que a mão que estava em água a ferver respondia ao aumento de temperatura (devido aos receptores da pele que enviavam estimulos até ao hipotálamo) através da sudorese (produção de suor) e da vasodilatação periférica (dilatação dos vasos sanguineos para provocar uma maior libertação do calor). Enquanto que a mão que experienciava a agua fria, respondia à descide de temperatura, através da erecção dos pêlos (para que o ar frio não tocasse na pele) e através da vasoconstrição periférica (contracção dos vasos sanguineos para diminuir as perdas de calor do corpo). Como é de senso comum, a mão da água quente também ficou vermelha e inchada e a da água fria adquiriu uma coloração mais clara e azulada/arroxeada e não inchou.
Sou da opinião de que deviam ser feitas mais experiencias práticas porque é uma forma lúdica de aprendermos, porque vemos os nossos conhecimentos, adquiridos recentemente, passarem do papel à realidade, e ganhamos um maior interesse quando nos vemos envolvidos deste modo.
PS: deixo aqui para consulta o meu relatorio acerca desta experiência: Relatório Biologia.docx (195,2 kB)
—————
