
Glossário
09-04-2011 18:05
A
Arquegónio: Gametângio feminino, pluricelular, onde se forma o gâmeta feminino, a oosfera, geralmente apresenta uma forma de garrafa. É constituído por um colo, originado por uma ou mais assentadas de células, denominada ventre
Os arquegónios ocorrem em briófitas (hepáticas, musgos), pteridófitas e em quase todas as gimnospérmicas.
Ácido nucléico: Molécula biológica composta por uma longa cadeia de nucleotidos. O DNA é formado por quatro tipos de nucleotidos repetidos
aleatoriamente milhares de vezes.
Adenina: Base nitrogenada encontrada no DNA e RNA.
Alelo: Uma das diversas formas alternativas de um gene específico que ocupa uma certa região do cromossoma.
Aminoácidos: unidades fundamentais de uma molécula de proteína. Uma proteína é uma cadeia de centenas ou milhares de aminoácidos. O nosso corpo pode sintetizar a maioria dos aminoácidos a partir de seus componentes.
B
Bivalente: Nome que se dá aos cromossomas homólogos, depois da sinapse (emparelhamento dos cromossomas) durante a profase I da meiose.
C
Catalisador: Substância que torna a reacção química mais rápida, mas não é modificado neste processo.
Células embrionárias: Células no início do estágio embrionário que podem se transformar em qualquer tipo de célula diferenciada.
Citosina: Base nitrogenada encontrada no DNA ou RNA.
Clonagem: Isolamento de sequências de DNA e incorporação destas sequências em organismos adequados (bactérias, leveduras) para reprodução.Clonagem também se refere à produção de células geneticamente idênticas a partir de uma única célula mãe. Estas células geneticamente idênticas são chamadas popularmente de clones.
Clone: Célula, conjunto de célula, ou conjunto de indivíduos que contém materiais genéticos idênticos à célula que lhe deu origem e às demais células. Os clones são produzidos a partir de uma única célula mãe, e, portanto, apresenta pouca ou nenhuma variação em comparação com organismos similares produzidos por reprodução sexuada. A palavra clone também se refere a pedaços idênticos de DNA que um conjunto de células (geralmente bactérias) contém.
Códigos genéticos: Sistema de nucleotídos nos genes, que codificam os aminoácidos de proteínas. Todos os organismos vivos da Terra utilizam o mesmo código genético.
Codão: Sequência de bases que especificam um aminoácido.
Cromatina: Complexo DNA-proteína encontrado no núcleo.
Cromossomas: Componentes celulares que contém as informações genéticas. Cada cromossoma contém inúmeros genes. Os cromossomas ocorrem aos pares: um proveniente da mãe e outro proveniente do pai. Cromossomas de casais diferentes são visivelmente diferentes.
Crossing over: Processo natural que ocorre durante a meiose, no qual pedaços de cromossomas homólogos são trocados.
Célula diploide: Este tipo de células contem informação dupla, isto é, para cada característica existem pelo menos dois genes, estando cada um deles localizado num cromossoma homólogo. A quantidade de DNA nestas células diz-se que é de 2n, sendo n o número de pares de cromossomas característico da espécie em causa.
Na espécie humana, n corresponde 23 cromossomas, as células somáticas possuem 2n, ou seja, 46 cromossomas.
D
DNA (acido desoxirribonucléico): Molécula que é a base do material genético encontrado em todas as células. O DNA carrega as informações genéticas de uma geração para a próxima. Como o DNA é uma molécula muito longa e fina, ele é arranjado em unidades chamadas cromossomas. O DNA pertence a uma classe de moléculas biológicas chamada de ácidos nucléicos.
DNA recombinante (rDNA): DNA que é formado pela recombinação de dois DNAs de origem diferentes.
E
Espiráculos: Pequenos orifícios, localizados na superfície do corpo dos insectos, que contactam com o exterior.
Endotérmicos: animais que regulam a sua temperatura corporal, produzindo calor por processos metabólicos, ou que usam mecanismos para perderem calor.
Ectotérmicos: animais cuja taxa metabólica não contraria as alterações de temperatura e, por isso, dependem largamente das fontes de calor externas.
Enzimas: Proteínas que aceleram a velocidade das reacções químicas. As enzimas são catalisadores que promovem repetidamente as reacções sem serem modificadas por elas.
Éxãos: Regiões do gene que determina a sequência de aminoácidos de uma proteína.
F
Fenótipo: Características observáveis de um organismo, em função do conjunto de genes que possui (o seu genótipo). O fenótipo de um organismo se manifesta como resultado de factores genéticos e ambientais. Assim, organismos que possuem o mesmo genótipo podem apresentar diferentes
fenótipos devidos a factores ambientais. Da mesma forma, organismos com o mesmo fenótipo podem ter genótipos diferentes.
Evolução divergente: verifica-se a divergência de organismos apartir de um grupo ancestral comum que colonizou diferentes habitats que por isso sofreu pressões selectivas distintas.
Evolução convergente: Individuos com origens distintas mas que quando sujeitos a condições ambientais semelhantes foram seleccionados os que apresentavam estruturas que embora diferentes, desempenhavam funções semelhantes.
G
Gene: Unidade de informação hereditária. Um gene é uma secção da molécula do DNA que especifica a produção de uma proteína em particular.
Genoma: Material hereditário da célula.
Genótipo: Característica genética específica de um organismo, em oposição às características reais de um organismo (Veja fenótipo).
Guanina: Base nitrogenada encontrada no DNA ou RNA.
H
Homeostasia: constância do meio interno obtida através de uma série de mecanismos que equilibram as alterações induzidas pelo meio externo.
Hormonas: glândulas secretoras de mensageiros químicos.
Homólogo: Dois cromossomas são ditos homólogos se carregam alelos para as mesmas características. Em cada célula que contém cromossomas homólogos, cada membro de um par homólogo é derivado de cada um dos pais. Cromossomas não homólogos carregam genes para características diferentes.
I
Impulso Nervoso: alterações eléctricas que percorrem a membrana.
Íntrões: Regiões não codificantes dentro de um gene. Eles são transcritos em RNA, mas são removidos antes da síntese de proteínas.
L
Ligação peptídica: Ligação química que une dois aminoácidos dentro de uma proteína.
Lise: Rompimento da célula
M
Movimentos Násticos/ Nastias: movimentos que não envolvem crescimento direccionado relativamente ao estimulo.
Moléculas biológicas: Moléculas grandes e complexas, como proteínas, lipídeos e carboidratos, que são produzidas somente por organismos vivos. As moléculas biológicas são normalmente chamadas de macromoléculas ou biopolímeros.
Mutação: Alteração na seqüência de bases de uma molécula de DNA.
N
Neurónio: célula nervosa que funciona como unidade do sistema nervoso.
Nucleotído: Composto formado por três componentes; um açúcar (ribose ou desoxirribose), fosfato, e uma base nitrogenada. Encontrado como moléculas individuais (por exemplo: adenosina trifosfato, a molécula da energia) ou como diversos nucleotídeos ligados em cadeia (ácidos nucléicos como o DNA).
Neurotransmissores: substâncias químicas que se ligam a receptores da membrana da célula seguinte (célula pós-sináptica), desencadeando o impulso nervoso.
O
Osmorregulação: processo que permite a manutenção do equilíbrio de água e sais no organismo.
Orgãos Homologos: desempenham funções diferentes, mas apresentam um plano estrutural semelhantes. Possuem uma posição relativa semelhante e origem embriológica diferente.
Orgãos Análogos: orgaos que tem uma estrutura e origem embriologica diferente mas desempenham a mesma função-
Orgãos Vestigiais: órgãos atrofiados que não apresetam uma função evidente, nem importância fisiológica num determinado grupo de seres vivos.
Noutros grupos, estes podem manter-se funcionais.
P
Poiquilotérmicos: aqueles cuja temperatura varia com as alterações da temperatura do meio.
Paleontologia: baseia-se no estudo de partes ou vestígios de seres vivos que já viveram em épocas geológicas anteriores (fosseis)
R
RNA (ácido ribonucléico): Assim com o DNA, o RNA é um tipo de ácido nucléico. O RNA se diferencia do DNA em três aspectos: os nucleotídeos do RNA contém o açúcar ribose ao invés do desoxirribose; o RNA contém a base uracilo ao invés da timina; e o RNA é uma molécula
de fita simples ao invés de uma hélice dupla fita.
S
Sinapse: região de contacto muito próxima entre a extremidade de um neurónio e a superfície de outras células (outros neurónios, células musculares, células sensórias ou células glandulares).
Seres Homeotérmicos: têm a capacidade de regular a sua temperatura para um nível constante.
Splicing (Processamento): Processo de remoção de
íntrões do RNA mensageiro.
T
Tropismos: os movimentos das plantas que envolvem crescimento na direcção de um estimulo ambiental ou na direcção oposta a esse estimulo .
Transcrição: Processo de utilização de um DNA molde para fazer uma molécula de RNA complementar.
Transgénico: Um organismo transgénico é aquele que foi alterado para conter um gene de um organismo que pertence a outra espécie.
Timina: Base nitrogenada encontrada no DNA.
Tradução: Processo que utiliza um RNA mensageiro
molde para sintetizar uma proteína.
U
Uracilo: Base nitrogenada encontrada no RNA
—————